Saque Aniversário do FGTS – Saiba as vantagens e desvantagens ao optar pela modalidade! 

O Saque Aniversário, disponibilizado pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). É um direito de todos os trabalhadores. E hoje falaremos um pouco a respeito das vantagens e desvantagens dessa modalidade. Além de outras informações. 

Como citamos acima a modalidade esta disponível e é um direito dos trabalhadores. Porém, os mesmos devem atuar no regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Contudo, essa modalidade tem sido muito procurada nos últimos tempos.  

Entretanto, essa opção de saque como o próprio nome diz, somente pode ser utilizada no mês de nascimento do beneficiário, o mês de aniversário. Além claro, de ser permitida somente uma vez ao ano. 

Esse saque se torna diferente da sistemática tradicional. Na qual a mesma disponibiliza o saque ao colaborador apenas quando o mesmo sem motivo algum édemitido. Opção mais conhecida como o saque rescisão. 

Saque aniversário
Saque aniversário

De todo modo, desde que houve o lançamento da modalidade saque aniversário, diversos trabalhadores procuraram optar e obter essa opção. Mas isso, por diferentes motivos. 

Afinal de contas, sabemos que com a crise sanitária em que não somente o Brasil, mas como todo o mundo passou, a economia foi muito abalada. Além disso, grande parte da população do mundo se afetou. 

Contudo, depois de muitos saques aniversários, muitos questionam a si mesmos, se realmente seria vantajoso aderir essa modalidade de saque. Se há desvantagens e entre outras. Essas são questões um tanto quanto interessantes, pra falar verdade.  

Sendo assim, continue acompanhando esse conteúdo até o final para ficar por dentro do lado positivo e negativo, em relação a esse saque. 

Quais são as vantagens do Saque Aniversário? 

Antes de falarmos a respeito do lado negativo, acompanhe logo abaixo o lado positivo ao aderir o saque aniversário. Sendo assim, veja agora as vantagens em que o saque te disponibiliza: 

Pagamento de dívidas do cheque especial ou cartão de crédito 

O cheque especial e cartão de crédito, tem uns dos maiores juros do mercado financeiro. Deste modo, optar pelo saque aniversário, seria uma grande vantagem. Principalmente se caso o trabalhador possua este tipo de dívida. Afinal de contas, com o alto juros de 200% ao ano desses produtos, compensaria muito aderir essa modalidade. 

Dinheiro extra anualmente 

Se ter dinheiro já é bom, imagina ter uma renda extra. Bom, com essa modalidade todo ano o saque aniversário garante isso. Podemos dizer que essa é uma das principais vantagens. Independentemente do salário do trabalhador, esse tipo de saque é especulado com um 14º salário. Além disso, esse valor pode ser um alívio e tanto, para aqueles que ganham o mínimo. 

Garantia de empréstimo 

Através dessa modalidade, caso o trabalhador precisar recorrer a um empréstimo, ele tem a possibilidade de usar o seu Saque Aniversário, com garantia. 

Quais são os pontos negativos do Saque Aniversário do FGTS? 

Depois de passarmos alguns dos pontos positivos referentes ao saque, vamos agora para alguns pontos negativos. Contudo, analise cuidadosamente os fatores benéficos citados acima. Compare-os com os destacados a seguir:  

Baixos valores para financiamentos 

Quando aderida a modalidade do Saque Aniversário o trabalhador ainda tem o direito de efetuar o saque do seu FGTS para a aquisição da casa própria. Além de aposentar-se, e entre outros demais benefícios oferecidos pelo Fundo. No entanto, como a quantia é sacada durante o ano, ela será consideravelmente baixa ao solicitar por um financiamento. 

Valor reduzido no saque rescisão 

As leis que regem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) comunicam que nas ocasiões em que o trabalhador for demitido sem motivo algum, o mesmo possui acesso a multa rescisória de 40% da quantia do FGTS. Sendo assim, continuando na modalidade aniversário, tem direito aos 40%. Juntamente a quantia total do Fundo de Garantia. Entretanto, com a quantia baixa, por ela ter sido sacada anualmente. 

Eu consigo voltar à modalidade tradicional do saque FGTS? 

Se essa for uma pergunta que você necessita saber a resposta, saiba que sim! É possível voltar à modalidade saque rescisão. Caso o trabalhador queira. Contudo, essa alteração apenas vai ser concluída e vigorante no 1º dia do 25º mês de solicitação. Melhor dizendo, em outras palavras, somente dois anos depois. 

Portanto, seria importante que você analisasse quais das opções são mais favoráveis ao seu perfil e qual delas pode lhe trazer mais vantagens e benefícios. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *