Consultar o FGTS pelo CPF de forma online – Entenda como!

Muitas pessoas buscam constantemente saber como consultar o FGTS pelo CPF. Foi por esse motivo que decidamos desenvolver esse conteúdo que lhe mostra como fazer isso. 

Portanto, antes de tudo, vamos compreender melhor o que é o Fundo de Garantia (FGTS) e como ele funciona para que suas dúvidas a respeito dele possam ser esclarecidas. 

Sobre o Fundo de Garantia (FGTS) 

O serviço do FGTS se desenvolveu em 1966, com o objetivo de ajudar todos os trabalhadores que tenham um registro de emprego formal, regido pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). 

FGTS
FGTS

Portanto, podemos especificar que o contrato de trabalho formal, está ligado certamente aos trabalhadores que atuam com carteira assinada. 

Dessa forma, o FGTS tem como alvo esses colaboradores. Sendo assim, a instituição contratante do funcionário, deve depositar 8% do valor equivalente ao salário do mesmo. 

Além do mais, os funcionários tem a possibilidade de verificar a quantia depositada, pela consulta do Fundo de Garantia pelo CPF. Sendo assim, ele fica ciente se os pagamentos estão sendo feitos nas datas corretas. 

Vele destacar que o serviço FGTS está emitido por lei, o que certamente garante ao trabalhador o valor do benefício em sua conta. Portanto, não precisa ter dúvida quanto a isso. 

Outro ponto é que, em meio a essa pandemia ocasionada pela covid-19, inúmeros trabalhadores perderam seus empregos. Desta forma, puderam contar com o benefício do FGTS. 

Saiba se você tem direito ao FGTS 

Anteriormente informamos que o FGTS é um direito de todos os colaboradores com carteira assinada e contrato de emprego formal, de acordo com a CLT. 

Entretanto, vamos destacar no tópico abaixo outros colaboradores que também pode obter o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Sendo assim, confira: 

  • Esportistas profissionais; 
  • Operários autônomos; 
  • Colaboradores rurais; 
  • Funcionários domésticos; 
  • Temporários; 
  • Safreiros. 

Por onde consigo realizar a consulta do FGTS pelo CPF? 

Ultimamente, o colaborador pode optar entre fazer a consulta do FGTS através do CPF, pelo site ou aplicativo FGTS, onde ambas opções são totalmente digitais. 

Portanto, basta que o colaborador opte pelo meio mais agradável para si, e fazer a sua consulta sem precisar sair de sua casa. 

Dito isso, fique agora com um passo a passo informativo, para te ajudar a realizar a consulta do FGTS por meio do CPF. 

Veja como consultar o FGTS pelo CPF na internet 

Para realizar a consulta pela internet é um processo bem simples. Portanto não se preocupe, pois vamos passar algumas orientações para você. 

Em primeiro lugar, entre no site da Caixa. Logo após, efetue o seu cadastro informando o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Feito isso, preencha alguns dados solicitados. 

Após esse processo, você deve criar uma senha com seis (6) ou oito (8) dígitos. Sendo assim, procure guardar bem essa senha, para usar em caso de novas consultas. 

Portanto, com tudo finalizado, realize o login inserindo seu CPF e também a senha elaborada por você durante o cadastro. 

Saiba como consultar o FGTS pelo CPF no aplicativo 

Antes de tudo, você deve ter o aplicativo FGTS baixado em seu celular, se por acaso não tenha ele, basta entra na loja de aplicativos e instala-lo. 

Além disso, o aplicativo é 100% seguro está disponível para celulares com sistemas Android e sistemas iOS. 

Portanto, assim que baixar o aplicativo realiza e o seu cadastro, preenchendo algumas informações necessárias, solicitadas no próprio aplicativo FGTS. 

Quando realizar todo procedimento, você já pode acessar os dados sobre o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

Entenda como o SMS e a carta pode ajudar na sua consulta 

O Serviço de Mensagens Curtas mais conhecido como SMS, pode ser uma possibilidade para estar realizando a consulta. 

Por meio dele, é possível que o trabalhador receba todas as informações sobre seu Fundo de Garantia, como por exemplo, o saldo disponível e dados sobre os depósitos.  

Além disso, outro ponto importante, é a possibilidade que o trabalhador tem de verificar as quantias disponibilizadas para os saques do seu Fundo de Garantia (FGTS). 

Já no caso da carta, o trabalhador tem a possibilidade de obter o saldo do seu FGTS. Porém, para que isso aconteça, ele deve se dirigir a uma agência da Caixa e informar o endereço onde está localizado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *