Tarifa Social de Energia Elétrica – Entenda como solicitar desconto!

A Tarifa Social de Energia Elétrica, se tornou um dos importantes programas sociais disponibilizados pelo Governo Federal. Contudo, esse programa está ligado aos descontos progressivos na conta de luz das famílias com renda baixa. Sendo as mesmas cadastradas no CadÚnico ou sendo membras beneficiarias do BPC (Benefício de Prestação Continuada). 

Portanto, se você faz parte desse grupo que ainda não solicitou seu benefício Tarifa Social de Energia Elétrica, fique tranquilo, pois vamos te ajudar. Fique conosco e saiba como solicitar o seu! 

Sobre a Tarifa Social  

Como citado, o intuito do programa consiste em ajudar as famílias de renda baixa que enfrentam problemas nos diversos setores da vida, exclusivamente no da energia elétrica. 

Tarifa Social de Energia Elétrica

Sendo assim, o mesmo promove descontos de até 65% para aqueles que se encaixam nas pré-condições. E até isenção de energia elétrica com 100% de desconto para indígenas e quilombolas. 

Dessa forma, confira nos tópicos abaixo como funciona os descontos: 

  • Consumo mensal de até 30kWh: desconto de 65%;  
  • De 31kWh a 100kWh: desconto de 40%;  
  • Consumo de 101kWh a 220kWh: desconto de 10%. 

Entenda que tem direito de solicitar o desconto 

Para solicitar o desconto existe alguns requisitos e, as famílias que atendem aos mesmos tem exclusividade do desconto. Sendo assim, veja a seguir: 

  • Idosos com mais de 65 anos; 
  • Portadores de deficiência que são beneficiarias do BPC; 
  • Famílias cadastradas no CadÚnico que possuam renda mensal de até 3 salários mínimos. Além também de possuir um membro com deficiência: Motora, visual, auditiva, física ou múltipla, no qual o tratamento depende de aparelhos movido a energia elétrica. 
  • Famílias inscritas no CadÚnico que obtém renda por pessoa igual ou menor a meio salário mínimo. 

Como faço para solicitar? 

De forma simples você pode estar solicitando o desconto na sua conta de luz. Contudo, lembre-se que é importante estar devidamente inscrito no CadÚnico. 

Se você ainda não possua cadastro, vá até o CRAS mais próximo a você ou na prefeitura da sua cidade com RG, CPF e comprovante de residência. 

Bom, se você já tem cadastro no CadÚnico basta ir até o CRAS para solicitar o seu benefício! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *