Saque-Aniversário FGTS – Saiba o que é e como funciona!

A modalidade Saque-Aniversário FGTS nos últimos tempos tem sido muito procurada. Ela tem disponibilidade para colaboradores que operam no regime das Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). 

Contudo, esse modelo de saque, têm permissão de uma vez ao ano, na qual deve ser utilizado no mês de aniversário do beneficiário. 

Desse modo, acaba sendo diferente da forma comum, na qual o trabalhador pode realizar o saque caso demitido sem justa causa. 

Entretanto, diversos colaboradores já contrataram a opção Saque-Aniversário por diferentes causas, desde o seu lançamento. 

Além do mais, sabemos que a economia mundial e também brasileira foi afetada pela crise ocasionada pela covid-19, que atingiu grande parte da população mundial. 

Sobretudo, se você possui certas dúvidas quanto ao Saque-Aniversário, sobre suas vantagens e desvantagens, fique tranquilo. Continue conosco para entender os dois lados desse saque. 

As Vantagens 

Incialmente, vamos destacar os pontos positivos ao escolher essa modalidade. Então, observe agora as vantagens oferecidas pela mesma: 

-Valores extra por ano: Ao optar pelo modelo Saque-Aniversário, você tem a vantagem de garantia de dinheiro extra anualmente. Sem importar o quanto ganha, este modelo de saque funciona basicamente como um 14º salário. Contudo, para aqueles que ganham um mínimo, esta quantia pode ser ótima. 

-Garantia de Empréstimo: Se por um acaso o colaborador precisar recorrer a um empréstimo, existe a possibilidade de usar o seu saque. 

-Quitar de dívidas do cheque especial ou cartão de crédito: Caso o colaborador tenha dividas em relação ao cartão e o cheque, o Saque torna-se vantajoso. Afinal, com juros de 200% ao ano desses produtos, podemos enxergar uma vantagem em aderir o Saque-Aniversário. 

Desvantagens do Saque-Aniversário 

Logo após as vantagens, nesse ponto, vamos destacar algumas das desvantagens do Saque-Aniversário. Uma dica necessária, seria que você analisasse bem aos fatores benéficos acima com os citados abaixo: 

Saque Aniversário

-Quantia diminuída no Saque-Rescisão: conforme as leis que regem o FGTS, na ocasião de demissão sem justa causa, o trabalhador pode ter acesso a multa rescisória de 40% da quantia do FGTS. Assim, continuando no modelo aniversário permanece com direito aos 40% junto a quantia total do FGTS. Porém, com uma quantia menor por sacado anualmente. 

-Valores baixos para financiamentos: mesmo contratando o Saque-Aniversário, o direito ao saque FGTS para compra da casa própria e entre outros, permanece ao trabalhador. Sobretudo, sendo a quantia sacado anualmente ela deve consideravelmente ser menor ao solicitar por um financiamento. 

Posso voltar ao modelo comum do saque Fundo de Garantia? 

Se caso queira renunciar ao modelo Saque-Rescisão, o trabalhador tem possiblidade. Contudo, essa alteração deve estar finalizada e vigente no 1º dia do 25° mês da solicitação. Melhor dizendo, após 2 anos.  

Dessa forma, analise bem qual das opções se enquadram a você e veja qual delas traz melhores benefícios. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *